Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Black Friday 2023 tem retração no comércio digital, faturamento 14,4% menor e recorde de reclamações

Black Friday 2023 tem retração no comércio digital, faturamento 14,4% menor e recorde de reclamações

por Assessoria publicado 27/11/2023 07h23, última modificação 27/11/2023 07h23
Black Friday 2023 tem retração no comércio digital, faturamento 14,4% menor e recorde de reclamações

Black friday - Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Relatório da Neotrust indica queda de 15,8% nos pedidos e faturamento total de R$ 4,9 bilhões. Segundo o Reclame Aqui, data registrou recorde de reclamações

 

 

Black Friday 2023 deste ano deve ser marcada por resultados mais fracos, queda no faturamento e número menor de pedidos no comércio eletrônico, apontam relatórios preliminares. As categorias de eletrodomésticos e eletrônicos lideraram as vendas. E o número de reclamações bateu recorde.

A Neotrust reportou uma queda de 14,4% nos ganhos do comércio digital durante a Black Friday, com um total de R$ 4,9 bilhões em faturamento. A empresa, que monitora 2,5 mil varejistas, aponta que houve também que o número de pedidos totalizou 7,6 milhões, queda de 15,8%. O relatório leva em consideração compras realizadas até às seis da tarde deste domingo.

O resultado vai na contramão de projeções que apontavam para ganhos na Black Friday deste ano, na comparação com os resultados de 2022. A própria Neotrust tinha expectativa de que o faturamento crescesse 12% na data.

Entre as varejistas, MercadoLivre, Amazon, Shein e Shopee aparecem entre as que mais ganharam tráfego em aplicativos e sites nos primeiros vinte dias de novembro, período pré-Black Friday, apontou um relatório do Itaú BBA. Já Americanas, Carrefour Brasil e Petz tiveram declínio na participação em DAU (usuários ativos diariamente), completa o banco.

O Itaú BBA acrescenta que, como aconteceu no ano passado, as promoções da Black Friday acabaram distribuídas por todo o mês. Por isso, para determinar o sucesso da data, seria preciso acompanhar como serão os próximos dias, indicam os analistas.

Calorão puxa buscas e reclamações batem recorde
Segundo a Neotrust, a categoria de eletrodomésticos liderou o número de pedidos e o faturamento desta Black Friday, representando 20,7% dos ganhos totais e 501 mil pedidos. Na sequência, os segmentos de eletrônicos e telefonia foram os que representaram a maioria das vendas, com 15,4% e 11,7% do total comercializado, respectivamente.

Consumidores com idade entre 36 e 50 anos foram os que mais compraram e o cartão de crédito foi o método de pagamento mais utilizado, uma escolha de 56,2%, segundo a empresa.

Na sexta-feira, uma análise do Google mostrou que iPhone, Air Fryer, Playstation e geladeira eram os itens mais buscados no Google Shopping, entre às 6h e às 10h. Três itens para combater as altas temperaturas aparecem entre os dez mais procurados: ar condicionado, ventilador e ar condicionado inverter.

Se as vendas deste ano acabaram mais fracas, um número foi recorde: o de reclamações, mostra um levantamento do Reclame Aqui. O site registrou o maior volume de queixas desde a estreia da data no Brasil, com 12,1 mil reclamações. A profusão de golpes foi um dos motivos da alta, segundo a empresa.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

     

 

 YouTube X_logo Instagram_logo

« Novembro 2024 »
month-11
Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Pesquisa de Opinião

Gostou do novo site?

Sim, gostei
Não gostei
Pode melhorar
spinner
Total de votos: 281
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo