Neoenergia volta a enviar fatura com código de barras a consumidores de baixa renda
A medida foi adotada após recomendação da Arpe, que atendeu às reclamações de consumidores insatisfeitos com a falta de clareza e os transtornos causados pelo projeto
Os clientes de baixa renda da Neoenergia Pernambuco não serão mais submetidos ao projeto de conta mínima, que excluía a opção de pagamento das faturas mensais com valores inferiores a R$ 50. A partir de agora, todos os consumidores voltarão a receber as contas com código de barras, independentemente do valor consumido.
A medida foi adotada após recomendação da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), que atendeu às reclamações de consumidores insatisfeitos com a falta de clareza e os transtornos causados pelo projeto. Muitos relataram dúvidas e dificuldades, o que contribuiu para o aumento da inadimplência.
Anteriormente, as faturas com valores abaixo do mínimo eram emitidas apenas para conferência, sem código de barras ou pix, acumulando cobranças até que o valor atingisse o montante mínimo em três meses. Agora, a Neoenergia Pernambuco deve emitir as faturas mensalmente, com opção de pagamento desde o primeiro ciclo, conforme decisão já em vigor em todo o estado.
Clientes que ainda enfrentarem divergências ou inclusão indevida no critério de conta mínima podem buscar atendimento nas lojas da Neoenergia, ou na Central 116. Em casos de descumprimento, denúncias podem ser registradas na Ouvidoria da Arpe, presencialmente no Recife, pelo telefone 0800.727.0167 ou via e-mail ouvidoria@arpe.pe.gov.br.