Pernambuco recebe internet em 2.122 instituições no Escolas Conectadas
O programa "Escolas Conectadas" tem como objetivo proporcionar acesso à internet de alta velocidade em mais de 138 mil escolas em todo o Brasil.
O Governo Federal anunciou uma parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e das Comunicações (MCom) para garantir conectividade de qualidade em todas as instituições públicas de educação básica até 2026. O programa "Escolas Conectadas" tem como objetivo proporcionar acesso à internet de alta velocidade em mais de 138 mil escolas em todo o Brasil, por meio de um investimento de R$ 8,8 bilhões.
Em Pernambuco, a meta é assegurar acesso à internet de qualidade em 2.122 instituições de ensino, abrangendo 36% das 5.937 escolas públicas de educação básica no estado. Atualmente, 3.815 escolas em Pernambuco já contam com banda larga fixa de fibra óptica, mas a expansão incluirá a implementação de conexão Wi-Fi em 3.110 instituições de ensino.
Além de levar a internet às escolas, o programa visa garantir que essa conexão seja de alta qualidade e monitorada. A meta é fornecer conexões por fibra óptica ou via satélite com velocidades de pelo menos 1 Mbps por aluno. Em Pernambuco, onde há cerca de 1,6 milhão de matrículas na educação básica, as informações do Governo Federal revelam que apenas 358 escolas têm conexões com velocidade monitorada e adequada, enquanto 1.755 têm velocidade monitorada, mas insuficiente, e 3.824 não possuem nenhum tipo de monitoramento.
Para as escolas que não têm acesso à energia elétrica ou dependem de geradores fósseis (um total de 6 escolas em Pernambuco), serão implementadas soluções para viabilizar a conexão à rede pública de energia ou a instalação de geradores fotovoltaicos.