Vacina contra hanseníase será testada em 54 voluntários no Brasil
Testes serão conduzidos por instituto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
O Brasil realizará um teste clínico histórico para a saúde pública mundial: uma etapa do desenvolvimento de uma vacina contra a hanseníase. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), será responsável por liderar o estudo, que foi aprovado, nesta segunda-feira (14), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e agora busca por 54 voluntários. Caso os testes em humanos sejam satisfatórios, o país chega mais perto de contar com uma vacina gratuita contra a doença.
Antes de chegar a etapa de estudos em humanos no Brasil, a vacina LepVax contra a hanseníase já teve sua segurança demonstrada em testes em 24 pessoas sadias nos Estados Unidos. O estudo mostrou a segurança da vacina, sem nenhum registro de evento adverso grave. Também apontou capacidade de estimular a resposta imunológica.
O Brasil concentra 90% dos casos da doença no continente americano e também é o segundo país do mundo em número de notificações da doença. Com o teste sendo realizado no país, os pesquisadores vão poder observar os efeitos da LepVax em um território com transmissão da hanseníase.